FESTIVAL | 2021
Festival de Dramaturgia
Jornadas Heroicas Possíveis
O Festival de Dramaturgia – Jornadas Heroicas Possíveis foi realizado em parceria com o Núcleo de Pesquisa Drama Seis e contou com 6 palestras com grandes nomes da dramaturgia atual, 6 dramaturgias contempladas em um chamamento e 6 curta metragens produzidos.
Sinopse
O Núcleo de Pesquisa Drama Seis, formado por egressos do curso regular de dramaturgia da SP Escola de Teatro, surgiu no início de 2019, com o intuito de estudar obras clássicas e contemporâneas, dentre peças e materiais teóricos de apoio. Hoje é composto por seis integrantes que se reúnem semanalmente para discutir questões relacionadas a dramaturgia e crítica teatral, a partir de pontos marcantes da história do teatro mundial e seus desdobramentos na história do teatro brasileiro. O grupo tem sempre a preocupação de traduzir os estudos teóricos para a prática da escrita.
Instigados pelo estudo da obra O Herói de Mil Faces, do professor americano Joseph Campbell, os integrantes do grupo propuseram a primeira edição do Festival de Dramaturgia: Jornadas Heroicas Possíveis, contemplado no Edital ProAC Expresso LAB Nº40/2020 do Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Cultura e economia Criativa com recursos da LEI DE EMERGÊNCIA CULTURAL ALDIR BLANC 14.017/2020. A primeira ação do projeto foi um Chamamento de novos(as) dramaturgos(as), realizado através de um edital simples. Foram recebidos mais de 150 materiais, que propunham um diálogo com a trajetória do herói estruturada por Campbell. Destas, o Núcleo selecionou seis dramaturgias curtas, para compor a Mostra de Dramaturgia Expandida, em formato audiovisual.
Depoimento
“
O maior trunfo do Festival foi proporcionar o encontro de artistas de várias linguagens em torno do mesmo tema para pensar os futuros possíveis das narrativas ficcionais. Foi uma musculação mental, estética, artística e deliciosa, feita por muitas mãos!
Elenice Zerneri, organizadora do festival