top of page
Buscar

Francisco Morato ganha livro inédito com contos inspirados na cidade


Lançamento de "Contos Moratenses" será no dia 19 de julho às 14h no Café Bolos Delish 


 (Créditos: Maria Alinne Torres) 
 (Créditos: Maria Alinne Torres) 

 Francisco Morato ganha, neste mês, uma homenagem literária à altura de suas histórias. No dia 19 de julho, será lançado o livro Contos Moratenses, uma antologia inédita com cinco contos inspirados na cidade e escritos por autores da região: Cleuza Lucas, J. R. Martins, Marçal Machado, Stefane Magalhães e Yasmin Malaquias.


Realizada pela Pome Editorial, com apoio da Romã Atômica, a obra reúne textos selecionados a partir de um chamamento público que propôs um desafio: pensar a cidade a partir do afeto, da memória e da vida cotidiana. A publicação, que foi contemplada pela chamada pública para fomento à execução de ações culturais, marca o primeiro livro da Pome Editorial. 


Com direção editorial de Amara Hartmann e curadoria de Elenice Zerneri, os contos foram inspirados nas fotografias de Tamires Severio e revelam múltiplos olhares sobre Francisco Morato, desde a nostalgia de um retorno, passando por retratos sociais potentes, até a redescoberta da beleza em meio ao concreto. São narrativas que mostram como a cidade pulsa em cada um de seus moradores. 


Os contos presentes no livro são: 


“A Última Estação”, de Stefane Magalhães 

“O Brinquedo”, de J. R. Martins 

“Olhai as Aves da Praça”, de Marçal Machado 

“Aurora”, de Yasmin Malaquias 

“Entre Pétalas e Palavras”, de Cleuza Lucas 


Segundo Amara Hartmann, “essa coletânea é uma história de amor com Francisco Morato contada por seus próprios filhos”. Em sua carta de apresentação no livro, ela lembra como, por muito tempo, a cidade foi vista como lugar de passagem, e como essa obra literária se propõe a reinventar esse olhar: “A nossa identidade são as batalhas que o nosso povo trava diariamente. Nada é mais forte do que a nossa gente.” 


O livro é uma celebração da identidade moratense, um convite para que os leitores, sejam da cidade ou não, conheçam as dores, afetos, sonhos e paisagens de um território muitas vezes invisibilizado, mas profundamente vivo e potente. E, talvez, para que se apaixonem por Francisco Morato também. 


Ficha técnica: 

Curadoria: Elenice Zerneri Preparação e Reviso: Eloisa Aragão Capa e Diagramação: Maria Alinne Torres Fotografias: Tamiris Tamieris Direção Editorial e Produção Executiva: Amara Hartmann Direção de Comunicação: Matheus Jeronimo Direção de Produção: Paloma Rodrigues Design grfico e ps-produção de vdeos: Felipe Lobo Assistente de Produção: Fernanda Lustosa Editora: Pome Editorial Produção: RomãAtômica 

 
 

2024 © Romã Atômica

  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
Email
bottom of page