Elielton Ribeiro reflete sobre a criação artística no Hospital Psiquiátrico do Juquery em livro que será lançado | BESOURO LITERÁRIO
- Besouro Literário
- 16 de jun.
- 2 min de leitura
O livro é o resultado de uma pesquisa sobre o artista italiano Lorenzo Cerrato (1924-2001) que foi paciente do antigo Hospital Psiquiátrico do Juquery e morou em Francisco Morato

Elielton Ribeiro lança o seu primeiro livro, Lorenzo Cerrato em uma conversa sobre desenho e cor, publicado pelo Selo Editorial Autoria Compartilhada do JAMAC - Jardim Miriam Arte Clube.
O livro é dedicado ao artista italiano Lorenzo Cerrato (1924-2001) que foi paciente do antigo Hospital Psiquiátrico do Juquery e participou do Ateliê de Arte do Museu Osório Cesar, entre as décadas de 1980 e 1990. Em 1988, Lorenzo foi orientado no Ateliê pela artista Mônica Nador, que anos depois fundou o JAMAC, com o qual atua.

A psicóloga Kátia Frediani acompanhou Lorenzo Cerrato no Juquery e contou que o diálogo com Mônica Nador foi muito importante para o artista que, anos depois, conseguiu alta do hospital e foi morar em Francisco Morato, a partir da atuação do Consulado da Itália.
Entre a Itália, o Juquery, Franco da Rocha e Francisco Morato, o livro foi criado a partir da prática artística, dos desenhos do artista e da conversa sobre cor com Mônica Nador. Assim, foi ganhando forma e cores pelo JAMAC.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO DE LANÇAMENTO
14h – Oficina “História da Arte no Juquery”
Apresentação e conversa com Elielton Ribeiro.
15h – Oficina de Cartazes em Serigrafia com o JAMAC
Criação de cartazes que serão usados como sobrecapas da publicação.
17h – Lançamento da publicação e roda de conversa
Com Elielton Ribeiro, Mônica Nador e Kátia Frediani.
LOCAL
Associação Cultural CONPOEMA
Av. São Paulo, 965 – Vila Suíça – Francisco Morato – SP
Entrada gratuita · 40 vagas · Por ordem de chegada
O projeto LORENZO CERRATO EM UMA CONVERSA SOBRE DESENHO E COR é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – Ministério da Cultura – Governo Federal, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Francisco Morato, Associação Cultural CONPOEMA e Ponto de Cultura Porco a Pá.