Ciclo de Formação Pública na Beirada do Rio Juqueri
- Besouro Literário

- 7 de out.
- 3 min de leitura
No conto de Guimarães Rosa, o filho esperava o pai na Beirada do Rio. A literatura guia a escrita deste projeto. Por isso, NA BEIRADA DO RIO JUQUERI é o título do CICLO DE FORMAÇÃO PÚBLICA previsto no projeto A TERCEIRA MARGEM DO RIO JUQUERI, que será realizado com três encontros formativos, conduzidos por profissionais convidados sobre práticas artísticas e culturais, autonomia e direito, acervo e memória, a fim de refletir coletivamente sobre arte, cultura, saúde e direitos, em um grande estado de ateliê no Juquery.

Nos dias 09 e 16 de outubro, no Auditório do Paço Municipal Juquery, dentro do antigo Hospital Psiquiátrico do Juquery. No primeiro dia, das 10h às 12h, será realizado o Encontro I sobre Práticas Artísticas e Culturais com Cibele Lucena e Flavia Mielnik. No mesmo dia, será realizado o Encontro II sobre Direitos e Autonomia com Katia Frediani e Pedro Quintanilha. Já no dia 16/10, das 10h às 12h, acontecerá o Encontro III sobre Acervo e Memória com Elielton Ribeiro e Tatiana Fecchio. A entrada será gratuita e não terá inscrição prévia. É só entrar na nossa canoa e viver esse percurso lindo com a gente.
09/10 - das 10h às 12h
Encontro I sobre práticas artísticas e culturais com Cibele Lucena e Flavia Mielnik
Diversos ateliês foram criados em hospitais psiquiátricos, com diferentes formatos e práticas. Entre eles, a Escola Livre de Artes Plásticas do Juquery com Osório Cesar, o Ateliê de Arte do Museu Osório Cesar, o Ateliê Gaia no Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea e a rede internacional Living Museum. Este encontro será para reunir pessoas ao redor de uma grande saia, confeccionada por Neusa do Espírito Santo, costureira por mais de 30 anos do Juquery, formando uma roda viva para partilhar histórias e experiências sobre a relevância dos ateliês artísticos no campo da saúde e do cuidado. Será um momento para bordar e inscrever novos gestos na saia, em um exercício coletivo de produção de memória, capaz de afirmar urgências do presente e inspirar horizontes futuros.
09/10 - das 14h às 16h
Encontro II sobre direitos e autonomia com Kátia Frediani e Pedro Quintanilha
Este encontro formativo abordará a questão dos direitos e da autonomia de artistas que se desenvolvem em espaços de saúde mental. Sobretudo, a partir de experiências da psicóloga Kátia Frediani e do artista Pedro Quintanilha no Hospital Psiquiátrico do Juquery na década de 1980 com a Associação Loucos pela Vida e o Ateliê de Arte do Museu Osório Cesar. O foco será no desenvolvimento artístico, econômico e social, promovendo a prática do cuidado por meio de estratégias e reflexões para promover direitos e a autonomia.
16/10 - das 10h às 12h
Encontro III sobre acervo e memória com Elielton Ribeiro e Tatiana Fecchio
A materialidade permeia todo o projeto, partindo da criação artística entre os campos da arte e da saúde mental para resultar em outra materialidade, que é um livro como produto de um estudo cultural interdisciplinar. Entender como os trabalhos artísticos foram feitos, fomentando a expressão nos equipamentos de cultura e saúde mental, assim como estão ou podem ser salvaguardados, preservados, pesquisados e comunicados são premissas do presente projeto. Questões sobre acervo e memória serão tema deste encontro público, pelo direito à cultura, autonomia e memória por meio de práticas em um estado de ateliê.
O projeto A TERCEIRA MARGEM DO RIO JUQUERI foi aprovado pelo EDITAL FOMENTO CULTSP - PNAB Nº 46/2024 - REALIZAÇÃO DE PESQUISA E PUBLICAÇÃO DE ESTUDO CULTURAL, com coordenação de Elielton Ribeiro, Flavia Mielnik e Mari Moura como coletivo Canoa em Curso. E tem apoio da Prefeitura Municipal de Franco da Rocha.



