top of page

'Uma das Marias' reconta a história do Juquery através das lembranças de Maria Hartmann

Publicada em 14/08/24 via Cidade Repórter

umadasmarias.jpg

O curta-metragem documental “Uma das Marias” estreia no dia 24 de agosto, às 10h, no MAOC - Museu de Arte Osório Cesar, em Franco da Rocha. Dirigido por Luca Scupino e produzido pela Romã Atômica, o filme mergulha na história do Hospital Psiquiátrico do Juquery, uma das mais antigas e maiores instituições psiquiátricas do Brasil, focando na vida de Maria Hartmann, uma mulher de 83 anos que dedicou grande parte de sua vida ao trabalho no Juquery.

O filme é uma tentativa de recuperar memórias familiares e coletivas através dos olhos de Amara Hartmann, neta de Maria. Amara investiga as lacunas e ausências que cercam a história de sua avó e do próprio Juquery, utilizando dispositivos cênicos e documentais para tentar compreender as dores que se perderam no tempo.

“Minha avó se redescobriu durante o processo de gravação. Ela sempre se viu como parte de algo maior, mas o documentário permitiu que ela se visse como um indivíduo, não apenas como esposa ou mãe, mas como alguém com sua própria história”, afirma Amara.

Além de entrevistas, o filme incorpora um ensaio que exibe fotografias e imagens de reportagens sobre o Juquery, revelando a dureza do local. A ficção também tem seu espaço no filme, através de uma performance que explora a impossibilidade de alcançar uma memória concreta do sofrimento vivido pelos pacientes e funcionários do hospital.

Em um dos atos, Maria e suas antigas colegas de trabalho retornam ao agora desativado Juquery, em uma ação que revive memórias de nostalgia e angústia. “O que mais existia em toda essa narrativa familiar eram lacunas, memórias que não podiam ser atingidas ou compreendidas. Mais do que um filme sobre memória, este é um filme sobre ausência”, reflete Luca Scupino.

Amara Hartmann, além de ser a neta de Maria, é uma artista e pesquisadora que frequentemente aborda o Juquery em seus trabalhos. Seu projeto anterior, “Maria e As Doze Flores”, uniu literatura infantil e contação de histórias para enfrentar os medos pessoais, inspirado pela história do Hospital Psiquiátrico do Juquery.

bottom of page